Notícias

Cuidados com os franqueados na pandemia: o que as franquias estão fazendo

pandemia do coronavírus mudou os planos de muita gente. As franqueadoras precisaram se reinventar, e os franqueados precisaram se adaptar para manter suas operações.

Quem planejava abrir uma franquia, viu o cenário se transformar diante da crise e se deparou com uma nova forma de estudar as redes pelas quais tem interesse: avaliando como essas franquias cuidam de seus franqueados.

“Aproveite esse momento para observar como as empresas se posicionam na crise, porque isso diz muito sobre elas”, aconselha Camila Pacheco, consultora empresarial e sócia da Blue Numbers.

A especialista indica que os interessados em abrir uma franquia estudem com atenção as estratégias e medidas que as franqueadoras estão tomando diante da pandemia. Vale ficar atento a:

  • Quais foram as políticas de contenção de crise que a empresa aplicou na sua rede?
  • A empresa deu desconto em royalties ou outras taxas?
  • A empresa criou alternativas para os franqueados poderem continuar vendendo?
  • A empresa deu um treinamento específico sobre essas novas formas de atendimento?
  • A franqueadora deu suporte? Que tipo de suporte?

De fato, o forma como a franquia se posiciona na crise é uma das coisas mais importantes para os empreendedores que planejam se tornar franqueados.

Em uma pesquisa feita pelo Guia Franquias de Sucesso com interessados em investir em franquias, 61,8% dos entrevistados esperam que as franquias apresentem estratégias de vendas inovadoras; 46,5% esperam ver agilidade e flexibilidade para adaptar a operação e 42,3% esperam que as franquias tenham atitudes que demonstram cuidado e responsabilidade com clientes e funcionários.

O levantamento apurou ainda que os investidores estão atentos a adequações financeiras. 77,7% dos entrevistados esperam que as franquias reduzam taxas e o valor total de investimento e 58,3% querem condições de pagamento mais flexíveis.

Para te ajudar a se manter informado de como as franquias estão lidando com a crise da Covid-19, trouxemos os cuidados com os franqueados tomados por redes de diferentes segmentos. Confira:

Grupo Kalaes

franquia maislaser principal

Responsável pelas franquias Maislaser, Odonto Special e Instituto Ana Hickmann, o Grupo Kalaes prorrogou o pagamento de royalties referentes aos meses de março, abril e maio de 2020.

O Grupo também disponibiliza um departamento jurídico para apoiar os franqueados em dúvidas trabalhistas e tributárias, assim como uma equipe financeira para cuidar de questões orçamentárias. Os franqueados são atendidos remotamente, em sistema home office.

Fonte: Guia das Franquias de Sucesso